Regina Estética e Cabelo - Idade da pele

A Idade da Pele

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Dicas / Pele

Em cada etapa da vida a pele apresenta características próprias que espelham não só o funcionamento do organismo, mas também a ação de fatores externos, como sol e o cigarro.

Entender esses mecanismos é importante para combater as deficiências com o passar do tempo e manter a face iluminada, qualquer que seja a idade.

Aos 30 anos

A renovação celular dá no ritmo adequado e as glândulas sebáceas trabalham na medida certa para deixar o rosto sempre iluminado e macio. Também surgem os primeiros sinais de envelhecimento, que pode ser causado pelo sol, estresse e má alimentação. As fibras de colágeno e elastina sofres leve desestruturação, reduzindo o poder de sustentação. A capacidade de reter água nas células diminui, os mecanismos de defesa começam a enfraquecer, deixando os radicais livres atuar com mais intensidade. Os cuidados com a limpeza de pele evitam muitos danos cutâneos.

Aos 40 anos

O ritmo de renovação celular é menor, a desestruturação das fibras de colágeno e elastina se acentuam, tornando a pele mais fina e frágil, dando ênfase as rugas e sulcos. O tônus muscular dá sinais de cansaço, resultando na flacidez facial. O sulco nasogeniano resulta de uma associação de fatores como expressão facial, estrutura óssea, perda de elasticidade da pele e flacidez da musculatura. Os cuidados com a pele têm como auxilio o uso de cosméticos e aparelhos para suprir e equilibrar a pele.

Aos 50 anos

As mudanças hormonais da menopausa geram reações químicas no organismo que alteram o aspecto da pele. A diminuição do estrogênio deixa a epiderme menos tonificada, mais ressecada, opada e flácida, aumentando as rugas. A redução da gordura e a flacidez contribuem para o aspecto envelhecido. A produção do colágeno e elastina desacelera, os vasos cutâneos se dilatam e o sistema de oxigenação não são tão competentes afetando também o pescoço.

Aos 60 anos

A flacidez se acentua, a perda do brilho e elasticidade são os principais sinais. É preciso redobrar os cuidados da pele e corpo. Para recuperar a luminosidade são recomendadas aplicações de peelings, para renovar a epiderme, melhorar a absorção dos ativos e estimulam o colágeno. A massagem de drenagem melhora a circulação removendo os edemas que se acumulam nas pálpebras.

As sobrancelhas, ficam falhas e o embranquecimento dos fios que podem ser tingidos com hena ou tinta especificas para sobrancelhas e, ou a micropigmentação.

Os cuidados diários para todas as peles são: limpar, hidratar e nutrir com produtos adequados e necessidades individuais.