Regina Estética e Cabelo - Trigo

O glúten é o mocinho ou o vilão?

Nos últimos anos, o glúten saiu do anonimato para ganhar fama de mau entre os influenciadores da vida saudável, sendo apontado por muitos deles como o principal rival da boa forma alegando que é indigesto, dificultando assim a perda de peso. Mas será que isso é verdade?

Antes de levantar alguma bandeira, devemos pensar primeiro que existe uma individualidade bioquímica, ou seja, cada organismo é diferente um do outro, existem pessoas que passam mal ao comer melancia, ou pimentão, ou tomate, ou leite ou mesmo o trigo, já outras não; o que não podemos fazer é generalizar que um alimento fará mal para todos igualmente.

O glúten é uma proteína que está presente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, normalmente esses elementos estão presentes em alimentos calóricos como: pizza, massas, pães e bolos. Então, a redução do glúten na alimentação implica em uma redução nas calorias e consequentemente no peso, algo que acontece em qualquer tipo de dieta, com ou sem restrição do glúten.

550010004e253-gluten-free-diet-effects-orig-master-1

Reduzir o consumo ou eliminá-lo completamente do cardápio pode ajudar no trânsito intestinal e na distensão abdominal, mas não basta para perder peso.

Por ser uma proteína de difícil digestão, é comum haver algum tipo de intolerância ao glúten, semelhante à que ocorre com a lactose do leite.

A doença celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten. As células de defesa atacam o glúten, mas ao mesmo tempo atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes. É uma doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida.

o-que-e-doenca-celiaca

Entretanto, você não pode esquecer que antes de tirar ou não o glúten da sua alimentação você precisa saber se ele realmente te traz algum prejuízo, e para isso é necessário que você procure um profissional nutricionista capacitado para te orientar sobre quais alimentos você deve ou não consumir, e isso baseado na sua história de vida, nos seus sinais e sintomas, ou seja, na sua individualidade bioquímica, e não no que você leu na revista e internet ou assistiu na televisão.

Que tal experimentar uma receita sem glúten hoje? Confira abaixo!

Wrap de Farinha de Quinoa com recheio fit:

cfac695ea7610862a7858b0f64856d50--quinoa-wraps

Ingredientes da massa:

. 1/2 xícara (chá) de farinha de quinoa real orgânica

. 1⁄2 xícara (chá) de farinha de amaranto orgânico

. 2 ovos

. 1 xícara (cha) de leite desnatado

. sal e pimenta a gosto

Recheio:

. 1 xícara (chá) de semente de chia integral

. 100 mililitros de água

. 25 ml de molho shoyo light

. 2 xícaras (chá) de queijo branco ralado

. 1 maço de brócolis

. 1 cenoura média

. 1⁄2 maço de rúcula

. 1 cebola média

Modo de Preparo:

Massa: bata no liquidificador a farinha de quinoa, farinha de amaranto, ovos, leite, sal e pimenta até a massa ficar homogênea.

Aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe uma concha pequena de passa para ficar fina igual panqueca. Deixe dourar de um lado e depois vire para dourar de outro. Repita esse processo até acabar a massa.

Recheio: Deixe as sementes de chia de molho em 100 mililitros de água e 25 mililitros de molho shoyo por 30 minutos. Rale o queijo branco. Escalde os brócolis e a cenoura em água e reserve.

Em uma frigideira, refogue a cebola até ficar transparente. Então, junte os legumes, o queijo, a chia, tempere com sal e pimenta. Recheie os wraps e sirva.