Trigger Point

O Trigger Point (do inglês, “Ponto de Gatilho) instala-se nos músculos, sendo por definição um local altamente irritável, que apresenta dor e rigidez durante a apalpação. Além disso, esses pontos também limitam a amplitude de alongamento e são responsáveis pela fraqueza muscular, atrofia, sem déficit neurológico.

O Trigger Point aparecem nos músculos quando há uma grande sobrecarga, com permantes estados de latência. Além disso, a ativação dos pontos-gatilho pode ocorrer durante uma situação de estresse físico ou emocional, que interferem diretamente no desempenho muscular. Assim, quando ativado, o Trigger Point produz um espaço doloroso nas fibras do músculo, bem como contrações e dores graves, como enxaquecas, torcicolos e lombalgias.

CONHEÇA A TERAPIA DO TRIGGER POINT

O tratamento para o Trigger Point envolve o desbloqueio do mecanismo de contração (sarcômero), por meio de técnicas de massagem que liberação a pressão do ponto de gatilho. Assim, a terapia consiste na aplicação de pressão com dedo ou com um instrumento específico no ponto, para gerar um alívio da tensão muscular.

Após a liberação do Trigger Point, o músculo precisa sofrer movimentações constantes, em escala cheia. Dessa forma, o massagista aplica pressões flexíveis sobre o ponto de gatilho, para a promoção da reciclagem do músculo. É importante que a técnica seja feita por um profissional qualificado, que irá escolher o método correto de alívio dos Trigger Point, de acordo com as necessidades do paciente.

TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO DO TRIGGER POINT

O tratamento Trigger Point pode ser realizado por meio de diversas técnicas, entre as quais:

  • Técnica de deslizamento longitudinal: é um procedimento que antecede a liberação miofascial profunda, sendo responsável pelo ganho de mobilidade tecidual. Esse método consiste na aplicação de massagem com o polegar, no sentido da restrição do movimento do tecido;
  • Indução miofascial com mãos cruzadas: uma das técnicas mais utilizadas no tratamento Trigger Point, sendo um método de liberação poderoso. O objetivo é eliminar restrições profundas, com a posição cruzada das mãos, que acompanham os movimentos espontâneos;
  • Liberação de planos transversos: consiste na massagem em locais onde há uma significativa sobreposição de planos transversos de tecidos. Também é aplicado com mãos cruzadas na extremidade tratada.

TRATAMENTO TRIGGER POINT EM PINHEIROS NO ESPAÇO ESTÉTICA & CABELO

O espaço Estética & Cabelo realiza o tratamento Trigger Point em Pinheiros, com uma infraestrutura completa e aconchegante para massagens relaxantes e terapêuticas. O estabelecimento está próximo ao metrô Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, e conta com uma equipe treinada e qualificada para a promoção do bem-estar e qualidade de vida de seus clientes.