O óleo no cabelo pode ser usado para potencializar cuidados e tratamentos e aplicado até em fios finos e curtos. Mas, é preciso saber dosar e escolher bem o tipo de óleo e outras estratégias de sucesso.
Depois do boom do argan, por volta de 2011, surgiram outros óleos, caso dom coco, que está também já esteve em alta.
Se pensar em tratamento, dá para falar que eles têm basicamente o mesmo efeito? Pode-se dizer que sim. Porém, na prática do salão, o mais importante de tudo é atentar ao fio da cliente.
Se ele for grosso, cacheado ou ressecado, um óleo mais pesado, como de argan ou abacate, terá melhor efeito do que um leve; caso o de coco e camélia, que oferecem ótimo resultado em fios finos a médios e com poucos danos.
Óleo no cabelo funciona melhor sozinho ou misturado com outro produto?
Dependo do seu objetivo. Para fazer uma hidratação profunda, melhor misturar com a máscara.
Como ela tem ativos que abrem as cutículas, o óleo acaba penetrando nos fios e agindo também dentro dele ao invés de apenas na superfície, como é esperado.
Como consequência, ele vai ficar mais tempo no cabelo, já que não vai sair por completo com enxágue, o que aconteceria se fosse aplicado puro. Já se a intenção é ter proteção térmica, somente o óleo basta.
Na hora de lavar, use condicionador PM Ph baixo, entre 3,5 e 4,5, antes do xampu. Isso ajuda desprender o óleo dos fios. Nada de xampu em excesso, que pode dar um efeito retote.
Qual a estratégia para não deixar o cabelo oleoso, pesado, com aspecto de sujo?
Aplicar o óleo a cinco ou seis dedos de distância da raiz, ou seja, das orelhas para baixo, e dosar muitíssimo bem conforme a textura do fio. Regra geral, um pump é suficiente para o médio a fino e dois pumps no grosso. Dobre a quantidade se for misturar com alguma máscara.
E os curtinhos, não tem vez?
Claro que sim. Mas ele exige atenção redobrada, porque o risco de exagerar é enorme. Cuidado para a pele não ficar oleosa. Para evitar problemas, melhor é aplicar aos poucos até chegar ao efeito desejado. Há quem prefira colocar o pump na mão, espalhá-lo nas duas mãos e retirar o excesso na toalha antes de passar no cabelo. Isso é desperdício de produto!
Quais as melhores dicas para a cliente usar em casa?
Usar o óleo no comprimento e nas pontas antes da lavagem, para tratar o ressecamento e manter a flexibilidade. Também funciona super bem misturar com o ativador de cachos, para aumentar a maciez e brilho; e com o leave-in, para evitar o frizz.
Fonte: Revista Hair n 14